Terceira Semana do Contador

84

O Conselho Regional de Contabilidade do Acre, contando com o apoio das Faculdades FAAO, UNINORTE E FAMETA, realizou, nos dias 17 a 22 de setembro de 2018, a Terceira Semana do Contador em alusão ao dia do contador, comemorado em 22 de setembro.

Na abertura da solenidade, tivemos a presença de algumas autoridades locais que abrilhantaram o evento:

  • O Controlador Geral do Estado, Dr. Giordano Simplício Jordão, representando o Governador do Estado;
  • Elis Regina Damasceno, representando o Tribunal de Contas do Estado;
  • O Superintendente da Controladoria Geral da União, Ciro Jonatas de Souza Oliveira;
  • O Presidente da Junta Comercial, Carlos Afonso Cipriano dos Santos;
  • O Diretor de Administração e Finanças do SEBRAE, Jersey James da Costa;
  • O Presidente da Federação do Comércio, Leandro Domingos Teixeira Pinto;
  • O Presidente do SESCAP/AC, James Clei Laurindo Gomes Serra;
  • O Presidente do CRCAC, Tiago Rosella Dell Agnolo;
  • O Contador e Vice-Presidente do CRCAC, José Maurício Batista do Prado, representando a ACISA;
  • O Presidente da ASCONTACRE, Mateus Nascimento Calegari;
  • A Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade União Educacional do Norte – UNINORTE, Maria Valdiza Ferreira Moniz Andrade;
  • O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO, Rogério de Souza Campos; e
  • A Diretora Acadêmica da Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO, Andrea Gastaldi Dell Borgo.

Marcaram presença, também, alguns dos Conselheiros do CRCAC.

 

Tivemos, também, a entrega de certificados aos aprovados na primeira edição do Exame de Suficiência 2018, realizada no mês de junho, e a entrega de brindes pela parceira Domínio Sistemas a alguns sorteados durante a noite.

O evento contou, ainda, com a participação de várias personalidades nacionais da ciência da contabilidade, as quais foram responsáveis por um ciclo de palestras que recheou as noites desta semana.

No primeiro dia (17/09/2018), a palestra, com o tema “O Contador e a Gestão Empresarial”, ficou a cargo do Vice-Presidente Administrativo do Conselho Federal de Contabilidade, Sérgio Faraco, durante a qual foram abordados vários assuntos pertinentes ao tema, como, por exemplo, a importância de um bom relacionamento entre empregador e empregados.

 

No dia seguinte (18/09/2018), tivemos a honra de receber em nosso Estado, pela primeira vez, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional, também do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, que, durante o dia, fez uma visita às dependências do CRCAC e, pela noite, palestrou com o tema “Controle, transparência e gestão pública”, mostrando diversos projetos de controle social existentes no Brasil, bem como a importância da atuação do Contador nesse processo, não apenas como profissional, mas também como cidadão.

 

No terceiro dia de palestras (19/09/2018), o tema abordado foi “Os novos desafios da Profissão Contábil, você está preparado?” sendo o presidente do CRC do Estado de Goiás, Rangel Francisco Pinto, o responsável pela palestra, na qual o Presidente apresentou as várias opções e áreas de atuação disponíveis para o profissional da contabilidade, expandindo os horizontes dos contadores e dos futuros contadores acreanos, ora graduandos, bem como motivando-os a investirem em sua preparação educacional para além da academia, frisando que a figura do contador sempre será necessária, contudo, nítido é que o mercado de trabalho sempre selecionará àquele que estiver melhor preparado.

Para encerrar o ciclo de palestras, tivemos a ilustre presença das presidentes dos CRCs dos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, Marcia Ruiz Alcazar e Ana Tércia Lopes Rodrigues, respectivamente, que palestraram com o tema “Tecnologia e a Contabilidade”.

Durante a palestra, foi feito um apanhado histórico sobre a atuação do profissional contábil desde a época da escrituração contábil manuscrita até os dias hodiernos onde o contador pode valer-se das facilidades trazidas pelo surgimento da inteligência artificial.

No decorrer da explanação, as palestrantes deixaram claro que os alardes sobre o fim da profissão contábil não passam de lendas, frisando que, ante o desenvolvimento das tecnologias, apenas o trabalho manual desaparecerá, todavia, o contador continuará sendo necessário para a saúde e para o bom desenvolvimento de toda e qualquer atividade empresarial.

Tivemos também a entrega de carteiras às mais novas Contadoras do Estado.

Para fechar o evento com chave de ouro, o CRCAC, contando com o apoio de alguns parceiros, promoveu o IV Churrasco Contadores Unidos. O evento foi realizado no dia 22 de setembro no Hotel Terra Verde.

Durante a tarde de lazer e confraternização, foram feitas homenagens ao então Presidente da ASCONTACRE, Contador Mateus Nascimento Calegari, que encerra sua gestão ao fim deste ano.

A primeira homenagem partiu do Presidente do CRCAC e também Vice-Presidente da ASCONTACRE, Tiago Rosella Dell Agnolo, que entregou uma placa ao homenageado Mateus Calegari.

A segunda homenagem, por sua vez, ficou a cargo da parceira Domínio Sistemas que também presenteou o Presidente da ASCONTACRE com mais uma placa de homenagem.

Por fim, foram entregues alguns brindes, também pela parceira Domínio Sistemas, a alguns sorteados.