CRCAC realiza Circuito de Palestras em Rio Branco em comemoração ao Dia de Profissional da Contabilidade

216

Em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado no dia 25 de abril, o CRCAC, em parceria com o Centro Universitário Uninorte, realizou, em Rio Branco, nos dias 13 e 14 de maio, um Circuito de Palestras.

Após a composição da mesa de honra de abertura do evento, que foi ocupada pelo Presidente em exercício do CRCAC, Contador José Maurício Batista do Prado, a Vice-Presidente de Registro Profissional do CRCAC, Contadora Luciana Rocha de Oliveira, a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Uninorte, Contadora Maria Valdiza Ferreira Moniz Andrade, e o Palestrante da noite, José Donizete Valentina, houve a execução do Hino Nacional pela colaboradora do CRCAC Talyta de Lima Chaves acompanhada do violonista Júnior Chaves.

O Presidente em exercício do CRCAC, Contador José Maurício Batista do Prado, fez uso da palavra para abrir os trabalhos e agradecer a presença de todos que se dispuseram a comparecer e prestigiar o evento.

Também fez uso da palavra a Vice-Presidente de Registro Profissional do CRCAC, Contadora Luciana Rocha de Oliveira, que parabenizou a todos os Profissionais da Contabilidade por seu dia e deu as boas vindas à Profissão Contábil aos novos registrados junto ao CRCAC.

Na segunda-feira (13), foi realizada uma Solenidade de Reconhecimento ao Registro, com homenagens a profissionais veteranos na Contabilidade e entrega de Carteira aos novos profissionais registrados junto ao CRCAC.

Na mesma noite, foi ministrada uma palestra pelo Vice-Presidente de Administração e Finanças do CRCSP Contador José Donizete Valentina, que é, também, bacharel em Ciências Contábeis, mestre em Educação – PUC-Campinas e especialista em Liderança Contábil e Financeira – Anderson University, na Carolina do Sul (EUA), empresário da contabilidade atuando nas áreas da auditoria, laudos e controles patrimoniais, professor de pós-graduação, palestrante e conferencista, autor do Livro Guia para Abertura de Empresas, pela editora Gen/Atlas, membro da Academia Paulista de Contabilidade e Diretor do Sindcont Campinas, o qual discorreu sobre o tema “O Papel da Contabilidade na Gestão das PME’s”.

No dia seguinte (14), a palestra ficou por conta da Contadora Bruna Fernanda Dias, que é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – CRCPR, especialista em gestão empresarial, graduanda em Direito, empresária contábil com ênfase em consultoria, atuando na área há 6 anos. Durante sua participação no evento, a palestrante discorreu sobre o tema “O Novo Perfil do Profissional Contábil” e, ao final, abriu espaço para perguntas do público, momento este que foi bastante produtivo, pois oportunizou uma maior interação entre os presentes.

Durante o momento aberto à manifestação do público, a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Uninorte, Contadora Maria Valdiza Ferreira Moniz Andrade, fez uso da palavra para ratificar as palavras de incentivo proferidas pela Palestrante, estimulando os alunos ali presentes a investirem tempo e dedicação à profissão que escolheram para a vida, deixando claro que o mercado contábil é rico em oportunidades, contudo, somente os melhores, aqueles que se dedicam e realmente buscam com afinco seus objetivos, alcançarão o sucesso profissional tão almejado.

Por fim, o Presidente em exercício do CRCAC, Contador José Maurício Batista do Prado, na oportunidade falou aos presentes sobre o papel do Conselho no desenvolvimento da Classe Contábil, em suas palavras “O Conselho, inicialmente, foi criado com o objetivo de registrar e fiscalizar os profissionais. Contudo, com o decorrer do tempo, os CRC’s passaram a ter nova roupagem, preocupando-se bem mais com o desenvolvimento profissional da classe do que com a fiscalização propriamente dita, sem deixar esta atribuição de lado, obviamente, visto sua importância. Mas o que se objetiva dizer é que o CRC busca aproximar os profissionais, promovendo cursos, palestras, treinamentos, a fim de os capacitar permanentemente, exemplo disto foi a realização no ano de 2018 de 82 eventos dentre cursos e palestras. Até mesmo a fiscalização tem sido executada de forma diferente, abandonado seu caráter meramente repressivo e punitivo, passando a  adotar uma conduta orientativa, a fim de que a profissão contábil seja cada dia mais aperfeiçoada”.

Após o encerramento, foi aberto espaço para fotos a fim de registrar o momento.