CRCAC realiza a 1ª Convenção de Contabilidade e Tecnologia do Acre

32
Vicente Sevilha, Cil Farney, Cosmo Dourado e o Presidente do CRCAC Tiago Rosella.

O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro no auditório do Centro Universitário Uninorte e fez parte da 4ª Semana do Contador que contou com palestras de Roberto Duarte e Vicente Sevilha Júnior.

Roberto Duarte é um dos maiores especialistas em SPED do Brasil, graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA, especialista em MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC de Belo Horizonte, conselheiro da Omiexperience (São Paulo), Fortes Tecnologia (Fortaleza) e Latourrette Consulting, sendo também mentor de escritórios de contabilidade inovadores e professor, mantém um blog com mais de 7 milhões de acessos e escreveu o primeiro livro sobre SPED no Brasil com o título “Big Brother Fiscal”.

Roberto palestrou sobre o tema “Contabilidade é um bom negócio?” e participou do Talk Show com a mesma temática juntamente com o contador e empresário contábil Sidney De Carli, mediado por Nayara Honorato, contadora, empresária contábil e Vogal da junta comercial do Estado do Acre, na vaga destinada à União do Governo Federal.

Roberto Duarte, especialista em SPED.

De acordo com o especialista em SPED, os contadores são prestadores “de serviços em três níveis: terceirização de processos; consultoria para os seus clientes; e mentoria para as empresas. São três níveis de serviços distintos, cada um com um nível de valor distinto. Esse processo de terceirização é um processo que exige alto nível de automação para você ganhar eficiência e ser competitivo. Agora a consultoria que é a aplicação prática da ciência contábil, e não só os processos burocráticos, é que tem muito valor e você consegue fazer consultoria em escala se você automatiza o nível 1. Você tem os dados reais para tomar decisão e ajudar o cliente, não é só apresentar o relatório.”

Vicente Sevilha Júnior é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco, especializado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, especialista em Negócios de Alto Crescimento pela Faculdade Babson College – Boston, mestre em Gestão da Qualidade pelo Latin American Quality Institute. Também é empresário contábil e fundou a Sevilha Contabilidade e a Sevilha Franquias.

Vicente palestrou sobre o tema “O futuro da contabilidade” e participou do Talk Show juntamente com o contador e empresário contábil  Cosmo Dourado, mediado por Cil Farney.

O mestre em Gestão da Qualidade acredita que a tecnologia permitirá “que a profissão contábil desenhe uma nova cadeia de valor, na qual as atividades que nós executamos, que são necessárias mas que os nossos clientes não dão valor, possam ser executadas com o auxílio da tecnologia, consumindo menos energia e que sobre energia para nós dedicarmos às atividades que realmente dêem valor. Atividades de consultoria, de aconselhamento, de acompanhamento do cliente para que ele use os nossos serviços como um apoio para o sucesso do negócio dele.”

Presidente do CRCAC, Tiago Rosella e Vicente Sevilha Júnior em entrevista.

Sobre o assunto, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC), Tiago Rosella, valoriza a atuação da Comissão Jovem do CRCAC que exerce o papel de levar a ideia do novo papel do contador para dentro das faculdades, alcançando também os futuros profissionais da contabilidade.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Acre aproveitou a oportunidade para realizar a solenidade de entrega dos certificados de registro no Conselho dos novos profissionais da contabilidade.

Ainda, aqueles que se inscreveram na 4ª Semana do Contador puderam participar de cursos: “gamificando os serviços contáveis: uma proposta de inovação na contabilidade” ministrado pela contadora Gabriela Cunha; “orçamento público”, ministrado pelo contador Robson Jorge de Lunas Matos; “execução orçamentária e restos a pagar”, sob as aulas do contador Wagner Silva de Sena; e “análise de balanço”, com o contador Paulo De Carli.