CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ACRE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Decore

[td_block_text_with_title custom_title=”DECORE/DHP ELETRÔNICA ” custom_url=”DECORE/DHP ELETRÔNICA ” header_color=”#1e73be” separator=”” tdc_css=””]

O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO ACRE – CRCAC aprovou a Resolução CRCAC nº 158/2012, que dispõe da implantação da DHP/DECORE ELETRONICA no âmbito do Estado do Acre.

Com a aprovação da Resolução, os Contabilistas aptos emitirão a DHP/DECORE ELETRONICA diretamente pelo site do CRCAC www.crcac.org.br.

Outrossim comunicamos que a Decore/DHP convencional, nos moldes das Resoluções CFC nº 871/2000 e 872/2000, não será mais emitida pelo CRCAC, sendo que as DHPs já emitidas em posse dos Contabilistas dentro do prazo de validade continua em vigor.

DECORE/DHP ELETRÔNICA

Com o intuito de oferecer maior segurança por meio de autenticação automática e, também, para facilitar e desburocratizar o atendimento aos contabilistas, o CRCAC está implantando o serviço de DECORE/DHP ELETRONICA.

A liberação do Contabilista para operacionalizar a DECORE/DHP ELETRÔNICA está condicionada assinatura de um Termo de Responsabilidade (firmado entre o profissional e o CRCAC), bem como a participação obrigatória no Treinamento oferecido pelo CRCAC.

O sistema de emissão de DECORE/DHP ELETRONICA será liberado na sede do CRCAC, a partir da assinatura do Termo de Responsabilidade, tendo os profissionais a possibilidade de acesso ao Sistema com a senha disponibilizada pelo sistema, a qual poderá ser alterada pelo profissional a qualquer tempo.

A DECORE ELETRÔNICA somente poderá ser utilizada dentro de 90(noventa) dias de sua emissão, devendo estar evidenciado o rendimento auferido no período em questão.

A DECORE ELETRÔNICA será emitida em 1(uma) via destinada ao beneficiário, ficando armazenado no Banco de Dados do CRC o documento emitido para conferências futuras por parte da fiscalização.

1 – Termo de Responsabilidade

O contabilista ter liberação do sistema o Contabilista deverá comparecer a Sede do CRCAC ou Delegacia do CRCAC mais próxima, para assinar um Termo de Responsabilidade, em especial, destacando que a “senha” fornecida é de seu exclusivo uso pessoal e de sua responsabilidade, comprometendo-se a não fornecê-la a terceiros.

Veja o Modelo do Termo de Responsabilidade:

TERMO DE RESPONSABILIDADE

NOME:______________________________________________________________________, por meio deste vem solicitar ao Conselho Regional de Contabilidade do Acre a liberação de acesso ao Sistema de emissão da DECORE e DHPs ELETRONICAS.

Estou ciente que a senha é de meu uso pessoal e exclusiva responsabilidade, comprometendo-me desde já, a não informá-la, em nenhuma hipótese, a outras pessoas, eximindo o CRCAC de eventuais fraudes de sua utilização indevida.

Data:_________/_________/________.

Assinatura do Profissional

CRC Nº -___________________________Categoria:______________________

 

 

2 – Preenchimento dos dados para emissão

Utilizando-se da “senha exclusiva”, o contabilista acessa a página do CRCAC e, no banner “DHP/DECORE ELETRÔNICA ou SERVIÇOS ON LINE”, escolhe a opção “DHP/Decore Eletrônica”.

Nesse momento, você informará seu número de registro profissional, que funciona como seu “login”, e, em seguida, seu CPF e sua data de nascimento. Após, sua “senha exclusiva”.

Aceitos os dados do contabilista pelo sistema, aparecerá a tela para preenchimento dos dados necessários e obrigatórios, os mesmos definidos pelas Resoluções CFC nºs 1.363/11 e 1.364/11.

Não há necessidade de utilização e formalização do “Requerimento de Declaração de Habilitação Profissional – DHP” (Anexo II da Resolução CFC nº 871/00-REVOGADA), tendo em vista que a solicitação da DECORE/DHP ELETRÔNICA é feita “uma a uma” e somente pelo acesso do contabilista.

Entre os dados necessários ao preenchimento, consta o item “Finalidade de Declaração”, conforme dispõe o Anexo III da Resolução CFC nº 871/00-REVOGADA – Demonstrativo de Uso da Declaração de Habilitação Profissional – DHP e, assim, não haverá a necessidade do contabilista encaminhar a este Conselho Regional essas informações, pois já estarão cadastradas no momento da geração da DECORE/DHP ELETRÔNICA.

Após o preenchimento dos dados, basta o contabilista clicar no botão “Confirmar”, situado no rodapé da tela de navegação e, automaticamente, será gerada a DECORE/DHP ELETRÔNICA, que será visualizada na tela de seu computador.

IMPORTANTE: Assim que visualizada e impressa, não será permitido retornar a tela de impressão, podendo a DECORE/DHP ELETRÔNICA emitida somente ser consultada.

3– Geração da DHP ELETRONICA

A DHP ELETRÔNICA será emitida, exclusivamente pelo site do CRCAC www.crcac.org.br, com prazo de validade de 90(noventa) dias contados da data de sua emissão.

A DHP ELETRÔNICA conterá um “número de controle” de segurança. Esse número é calculado aleatoriamente, através de uma combinação dos dados da própria DHP ELETRÔNICA gerada, garantindo que não haverá outra DHP ELETRÔNICA com a mesma numeração, e será gerado com o seguinte texto: Confirme a existência deste documento emitido pelo profissional supra, na página www.crcac.org.br, através do número de controle: 5970.1335.1410.6695 (exemplo gerado aleatoriamente).

O conteúdo desta DHP ELETRÔNICA poderá ser verificado no site www.crcac.org.br, através do número de controle. Ressalvamos que as informações e dados são de inteira responsabilidade do contabilista responsável pela emissão.

A eventual tentativa de falsificação da DHP ELETRÔNICA acusará sua não validade.

OBS: O CRCAC periodicamente, após a emissão da DECORE/DHP eletrônica, enviará para endereço eletrônico pessoal cadastrado junto ao CRCAC , a seguinte mensagem:

“Prezado(a) Contabilista(a):

Informamos que foi emitida eletronicamente, DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), numero……………………………., em seu nome. Para consultar a relação de DECORES ELETRÔNICAS emitidas e que encontram-se sob sua responsabilidade técnica, consulte o site www.crcac.org.br.”

 

 

4– Consulta da DECORE/DHP Eletrônica emitida

Através da Internet na página deste Conselho Regional, os interessados pelas informações poderão verificá-las na íntegra. Para guardar os interesses do contabilista, dos beneficiários e dos interessados envolvidos, essa consulta será efetuada mediante confirmação dos seguintes dados, constante da DECORE/DHP Eletrônica: Número de controle – (somente números) e CPF/MF do contabilista – (somente números). Todas as informações da DECORE/DHP Eletrônica geradas serão exibidas na tela, para consulta de seus dados e informações.

Esse procedimento assegura a integridade dos dados do contabilista e dos beneficiários.

 

 

5– Módulo de consulta e cancelamento da DECORE/DHP Eletrônica

O contabilista poderá consultar todas as DECORES/DHP’s Eletrônicas geradas.

O contabilista não poderá cancelar a DECORE/DHP Eletrônica, depois de emitida. Caso necessite cancelar ou inutilizar a referida DECORE/DHP Eletrônica, deverá manter arquivadas as vias (1º e 2º) do respectivo documento à disposição da fiscalização e anexar devidamente preenchido e assinado o “Termo de Cancelamento de Emissão da Decore Eletrônica-DHP”.

 

MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE:

Resolução CFC nº 1.363/2011- Dispõe DHP ELETRONICA

Resolução CFC nº 1.364/2011-Dispõe DECORE ELETRÔNICA

Resolução CFC nº 1.492/2015-Dispõe DECORE ELETRÔNICA

 

Segue abaixo Resolução CRCAC nº 158/2012:

RESOLUÇÃO CRC-AC Nº 158/2012

 

Dispõe sobre a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) e Declaração de Habilitação Profissional (DHP), por Via Eletrônica.

O Plenário do Conselho Regional de Contabilidade de Acre, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO a edição da Resolução CFC nº 1.363/11, que permite a emissão e utilização da DHP Eletrônica, revogando a Resolução CFC nº 871/00;

CONSIDERANDO a edição da Resolução CFC nº 1.364/11, que permite a emissão e utilização da Decore Eletrônica, revogando a Resolução CFC nº 872/00;

CONSIDERANDO que foram desenvolvidos instrumentos seguros para a emissão da Decore e da DHP Eletrônica, por via eletrônica na Internet;

CONSIDERANDO que o CRC-AC está dotado com estrutura adequada para operacionalizar a emissão da Decore e da DHP Eletrônica;

CONSIDERANDO aprovação do Projeto nº 01/2012 pelo Conselho Diretor, em reunião realizada no dia 2/2/2012,

 

RESOLVE:

Art. 1º Instituir, por meio de serviço informatizado, disponibilizado na página do CRC-AC www.crcac.org.br, a possibilidade de emissão pelos Contadores e Técnicos em Contabilidade, em situação regular no CRC-AC, da DECLARAÇÃO COMPROBATÓRIA DE PERCEPÇÃO DE RENDIMENTOS – DECORE e da DECLARAÇÃO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL – DHP, por via eletrônica.

Art. 2º O profissional interessado deverá utilizar o sistema eletrônico disponibilizado na página do CRC-AC, de acordo com o disposto na Resolução CFC nº 1.363/2011 e 1.364/2011.

Art. 3º  A emissão da DECORE por parte dos Profissionais será exclusivamente por via eletrônica.

Parágrafo Primeiro – A emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), através da rede mundial de computadores (internet) terá bloqueio automático pelo sistema aos profissionais em situação irregular, até que o profissional responsável regularize sua situação perante o CRC-AC.

Parágrafo Segundo – A emissão da Decore/DHP Eletrônica somente será liberada após a regularização da(s) pendência(s) e confirmação do pagamento, o que ocorre em até 02 (dois) dias úteis do efetivo recolhimento na rede bancária.

Art. 4º  A liberação do acesso ao Sistema de Decore e DHP Eletrônica estará condicionada à assinatura de Termo de Responsabilidade pelo profissional quanto ao uso pessoal e intransferível da senha de acesso.

Art. 5º  As informações geradas trarão segurança tanto para o profissional como para o usuário e o Regional; cada Decore e DHP Eletrônica solicitada virá com um número de controle para assegurar sua autenticidade e que deverá ser conferido no portal do CRC-AC, pelo receptor do documento.

Art. 6º  Esta Resolução entrará em vigor na data de sua aprovação, após a devida homologação do Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e publicação no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE/AC).

 

Contador Fernando Augusto Araújo Gallo
Presidente em exercício do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Acre

ACESSE AQUI NOVO SISTEMA DHP/DECORE ELETRONICA

ORIENTAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO NOVO SISTEMA PARA EMISSÃO DE DECORE[/td_block_text_with_title]