CRCAC notifica candidatos sobre possíveis irregularidades nas prestações de contas

O Conselho Regional de Contabilidade do Acre – CRC/AC, atento às suas funções institucionais, entre elas: fiscalizar o exercício dos profissionais da contabilidade e coibir o exercício ilegal da profissão.

Mantendo constante vigilância, para evitar que pessoas não habilitadas realizem atividades privativas da classe, encontrou indícios de atividades irregulares no tocante à prestação de contas das campanhas eleitorais de alguns candidatos.

Ocorre que estas prestações são atribuições exclusivas dos profissionais devidamente registrados em nosso conselho de classe, não podendo, em hipótese alguma, serem realizadas por leigos.

Ao tomarmos conhecimento dessas más práticas, talvez por desconhecimento da legislação, e com o único objetivo de buscar esclarecimentos, expedimos notificações aos envolvidos, para que apresentem o contrato de prestação de serviço contábil.

É função social do CRC/AC a vigilância ativa em defesa do profissional da contabilidade e da sociedade. Não podemos permitir que pessoas sem o devido registro profissional exerçam essa função pública, que tanto lutamos pra defender.

Aguardamos as respostas de todos os notificados e ressaltamos que o exercício ilegal da profissão é contravenção penal, passível de prisão e multa.

Lembramos que as obrigações contábeis de todas candidaturas têm previsão legal e os candidatos devem se valer do seu direito de contar com um profissional devidamente qualificado e habilitado para lhe dar o suporte adequado nesse momento importante da nossa democracia brasileira.

Tiago Rosella Dell Agnolo
Presidente do CRC/AC