Criação do curso de graduação em Ciências Contábeis na Ufac é pauta em reuniões com presença dos Conselhos Regional e Federal

Os encontros debateram os requisitos para a inserção do curso no Campus Rio Branco

Reitora Guida Aquino dá as boas vindas aos membros do CFC. Foto: Jhillian Albuquerque

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC), Tiago Rosella Dell’agnolo e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Lucélia Lecheta,  participaram de uma reunião com os reitores da Universidade Federal do Acre (Ufac), às 10h da sexta feira 8. O tema do encontro foi a criação do curso de graduação em Ciências Contábeis na universidade federal.

Na ocasião, estavam ainda presentes os Conselheiros Federais, José Cléber Fontineles, Francisco Brito e Elias Caddah, que é membro da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CFC. A reunião contou também com a presença do vice-presidente de Administração do CRCAC, o Conselheiro Regional José Maurício Prado e demais conselheiros deste regional, que evidenciaram o apoio dos Conselhos Regional e Federal no procedimento de abertura do referido curso.

Anteriormente, o CRCAC já havia colocado-se à disposição para fazer-se presente durante todo o processo de elaboração e execução do projeto, que após toda a tramitação, (que inclui a produção de um projeto pedagógico de curso – PPC, elaborado pela Diretoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino – Diaden e precisa da aprovação do Conselho Universitário – Consu), dependerá, ainda, da autorização do Ministério da Educação (MEC), para que possa entrar em vigor.

A reitora do campus universitário destacou que o curso de Ciências Contábeis é um anseio da universidade e que já foi observado que o nosso Estado é o único da federação que não oferece esta graduação em instituição pública, citando ainda que sua equipe está trabalhando para viabilizar a implantação do projeto, mas que  precisará de apoio em Brasília, junto ao Ministério da Educação.

A vice-presidente do CFC declarou seu apoio às exigências necessárias ao projeto. “A profissão de Ciências Contábeis é muito importante no desenvolvimento das empresas, na organização dos órgãos públicos. O Nosso mercado de trabalho é muito amplo, é uma profissão com grande nível de empregabilidade e o Conselho Federal veio aqui para trazer esse apoio institucional e operacional no que for preciso, tanto no Acre quanto em Brasília, para a criação desse curso”, finalizou.

Membros das três instituições presentes na reunião. Foto: Jhillian Albuquerque

Reunião com o Senador Petecão

Ainda na Sexta Feira 8, às 17h,  o presidente Tiago Rosella Dell’agnolo, e a vice-presidente, Lucélia Lecheta, reuniram-se desta vez com o senador Sérgio Petecão, filiado ao Partido Social Democrático (PSD). A pauta em questão foi o pedido de apoio ao senador, em relação aos custos provenientes da inserção do curso de Ciências Contabéis, no Campus Rio Branco da Ufac.

Reunião no gabinete do senador Sérgio Petecão. Foto: Adriana Guimarães