O CFC solicitou ao dirigente da RFB mais estabilidade e agilidade de resposta dos ambientes virtuais da Receita Federal.

Durante a participação do secretário Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), José Barroso Tostes Neto, na reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada na manhã desta quinta-feira (18), o presidente da entidade, Zulmir Breda, solicitou ao dirigente da RFB mais estabilidade e agilidade de resposta dos ambientes virtuais da Receita Federal. De acordo com Zulmir, essa tem sido a principal reivindicação feita pela classe contábil ao CFC.

Para o presidente Zulmir, quanto mais serviços são disponibilizados dentro dos ambientes eletrônicos da RFB, maiores são as dificuldades de acesso à plataforma. “Nós temos constatado uma fila virtual de espera para entrega de obrigações acessórias que não consegue ser atendida pelos sistemas. A situação é preocupante, pois os atrasos geram multas que estão previstas em lei”, afirmou o presidente.

Outra preocupação é o prazo para a entrega da DCTFWeb. A obrigação acessória deve ser enviada até esta sexta-feira (19). A data também marca o início da obrigatoriedade de transmissão do documento pelas empresas do grupo 3. Essa novidade corresponde a um universo de 4 milhões de empregadores que vão entregar a declaração pela primeira vez.