Pronampe: governo vai disponibilizar 12 bilhões para o Programa

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

O Ministério da Economia anunciou, nesta semana, que espera disponibilizar mais R$ 12 bilhões para as pequenas empresas. A concessão do crédito será realizada por meio Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A expectativa é que a verba já esteja acessível até o dia 15 de agosto.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, afirma que a medida é benéfica para a saúde dos pequenos negócios e, em consequência, para a economia brasileira. “As micro e pequenas empresas foram muito afetadas pela pandemia da Covid-19 e pelos impactos econômicos decorrentes da doença. Durante todo esse período, os profissionais da contabilidade trabalharam com planejamentos e com estratégias para cortar custos e para manter o fluxo de caixa dos clientes. Além disso, buscamos prepará-los para o pós-crise. O Pronampe veio ajudar com o crédito os pequenos empresários, que poderão respirar e manter seus negócios funcionando”, explica.

O Pronampe é uma iniciativa desenvolvida em função da pandemia de coronavírus. O Programa foi criado para mitigar os efeitos negativos da Covid-19 na economia. A primeira parcela de recursos, que envolvia um montante de R$ 18,7 bilhões, foi disponibilizada, mas já se esgotou.

Nova medida: Senado aprova concessão de crédito via maquininha de cartão

O Senado aprovou, também nesta semana, a Medida Provisória n.° 975 de 2020 que estabelece um programa de crédito voltado para microempreendedores individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas. O documento foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início de julho. Após a passagem pelo Congresso Nacional, o texto seguiu para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac) prevê fornecer crédito via maquininha de cartão. Pelo chamado Peac-Maquinhas, há a possibilidade de concessão de até R$ 50 mil de empréstimo.

Assim como o Pronampe, a iniciativa visa manter o emprego e a renda e conter os impactos econômicos causados pela pandemia de coronavírus, por meio da facilitação do acesso ao crédito a esses negócios.