CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ACRE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Registro Definitivo Originário

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.554, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018.  Dispõe sobre Registro Profissional dos Contadores.

Art. 6º O pedido de Registro Originário será dirigido ao CRC com jurisdição sobre o domicílio do bacharel em Ciências Contábeis, aprovado em Exame de Suficiência, por meio de requerimento, após a comprovação de recolhimentos das taxas de registro profissional, da Carteira de Identidade Profissional e da anuidade.

  • Requerimento Clique aqui 
  • Apresentar originais acompanhadas de cópia (frente e verso) dos seguintes documentos:
  • Diploma devidamente registrado, por órgão competente e assinado pelo concluinte, ou a certidão/declaração acompanhada do histórico escolar fornecidos pelo estabelecimento de ensino;
  • Certificado de aprovação no exame de suficiência (tendo sido aprovado por bacharéis e estudantes do último ano letivo);
  • Documento de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de regularidade com serviço militar obrigatório para os homens com idade inferior a 46 anos;
  • Comprovante de endereço residencial recente (exemplos: contas de água, luz, gás, telefone e outros);
  • 2 (duas) fotos 3×4 recente, de frente, colorida e com o fundo branco; 
  • Taxa de registro profissional;
  • Taxa da Carteira de Identidade Profissional (Que será enviada para confecção após a aprovação do registro definitivo originário, com o prazo de 45 a 60 dias);
  • Anuidade proporcional (Conforme Resolução CFC N.º 1.553, será concedido o desconto de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da anuidade àqueles que requererem registro até o prazo de 12 (doze) meses contados da aprovação em Exame de Suficiência ou da conclusão do curso de Ciências Contábeis, considerando-se, para tanto, o que ocorrer por último). Obs.: O profissional que não estiver nessas condições e o boleto for emitido pelo site com 50% (cinquenta por cento) de desconto, deverá entrar em contato com o regional para que seja emitido o valor restante.

Observações:

Art. 7º A inclusão do nome social obedecerá às exigências previstas em legislação federal. 

Dos Diplomas: deverão constar no verso ou anverso do diploma, o registro no órgão competente e assinatura do Diretor e/ou Secretário Geral, data, mês e ano da conclusão do curso ou documento que comprove tal informação.

Das certidões/declarações: deverão constar a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado, além do nome do concluinte, data de nascimento, filiação, título do curso concluído e data da conclusão e da colação de grau. Caso a certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerado.

Conforme Resolução CFC nº 1.554/18, o comprovante de pagamento faz parte do processo, portanto, este valor deverá ser recolhido no ato da solicitação, cuja a guia será entregue por este Conselho. Salientamos que este órgão não recebe valores, devendo a(s) taxa(s) ser(em) recolhida(s) em qualquer casa lotérica ou agência bancária.

Observar que o Profissional da Contabilidade deverá ter colado grau para obter o registro.

A concessão de registro a contador com formação escolar no exterior ficará condicionada à apresentação de diploma revalidado pelo órgão competente no Brasil.No caso de contador de outra nacionalidade portador de visto temporário, o registro profissional terá o prazo de validade condicionada àquele do visto de permanência.