CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ACRE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Terceira Semana do Contador

O Conselho Regional de Contabilidade do Acre, contando com o apoio das Faculdades FAAO, UNINORTE E FAMETA, realizou, nos dias 17 a 22 de setembro de 2018, a Terceira Semana do Contador em alusão ao dia do contador, comemorado em 22 de setembro.

Na abertura da solenidade, tivemos a presença de algumas autoridades locais que abrilhantaram o evento:

  • O Controlador Geral do Estado, Dr. Giordano Simplício Jordão, representando o Governador do Estado;
  • Elis Regina Damasceno, representando o Tribunal de Contas do Estado;
  • O Superintendente da Controladoria Geral da União, Ciro Jonatas de Souza Oliveira;
  • O Presidente da Junta Comercial, Carlos Afonso Cipriano dos Santos;
  • O Diretor de Administração e Finanças do SEBRAE, Jersey James da Costa;
  • O Presidente da Federação do Comércio, Leandro Domingos Teixeira Pinto;
  • O Presidente do SESCAP/AC, James Clei Laurindo Gomes Serra;
  • O Presidente do CRCAC, Tiago Rosella Dell Agnolo;
  • O Contador e Vice-Presidente do CRCAC, José Maurício Batista do Prado, representando a ACISA;
  • O Presidente da ASCONTACRE, Mateus Nascimento Calegari;
  • A Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade União Educacional do Norte – UNINORTE, Maria Valdiza Ferreira Moniz Andrade;
  • O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO, Rogério de Souza Campos; e
  • A Diretora Acadêmica da Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO, Andrea Gastaldi Dell Borgo.

Marcaram presença, também, alguns dos Conselheiros do CRCAC.

 

Tivemos, também, a entrega de certificados aos aprovados na primeira edição do Exame de Suficiência 2018, realizada no mês de junho, e a entrega de brindes pela parceira Domínio Sistemas a alguns sorteados durante a noite.

O evento contou, ainda, com a participação de várias personalidades nacionais da ciência da contabilidade, as quais foram responsáveis por um ciclo de palestras que recheou as noites desta semana.

No primeiro dia (17/09/2018), a palestra, com o tema “O Contador e a Gestão Empresarial”, ficou a cargo do Vice-Presidente Administrativo do Conselho Federal de Contabilidade, Sérgio Faraco, durante a qual foram abordados vários assuntos pertinentes ao tema, como, por exemplo, a importância de um bom relacionamento entre empregador e empregados.

 

No dia seguinte (18/09/2018), tivemos a honra de receber em nosso Estado, pela primeira vez, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional, também do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, que, durante o dia, fez uma visita às dependências do CRCAC e, pela noite, palestrou com o tema “Controle, transparência e gestão pública”, mostrando diversos projetos de controle social existentes no Brasil, bem como a importância da atuação do Contador nesse processo, não apenas como profissional, mas também como cidadão.

 

No terceiro dia de palestras (19/09/2018), o tema abordado foi “Os novos desafios da Profissão Contábil, você está preparado?” sendo o presidente do CRC do Estado de Goiás, Rangel Francisco Pinto, o responsável pela palestra, na qual o Presidente apresentou as várias opções e áreas de atuação disponíveis para o profissional da contabilidade, expandindo os horizontes dos contadores e dos futuros contadores acreanos, ora graduandos, bem como motivando-os a investirem em sua preparação educacional para além da academia, frisando que a figura do contador sempre será necessária, contudo, nítido é que o mercado de trabalho sempre selecionará àquele que estiver melhor preparado.

Para encerrar o ciclo de palestras, tivemos a ilustre presença das presidentes dos CRCs dos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, Marcia Ruiz Alcazar e Ana Tércia Lopes Rodrigues, respectivamente, que palestraram com o tema “Tecnologia e a Contabilidade”.

Durante a palestra, foi feito um apanhado histórico sobre a atuação do profissional contábil desde a época da escrituração contábil manuscrita até os dias hodiernos onde o contador pode valer-se das facilidades trazidas pelo surgimento da inteligência artificial.

No decorrer da explanação, as palestrantes deixaram claro que os alardes sobre o fim da profissão contábil não passam de lendas, frisando que, ante o desenvolvimento das tecnologias, apenas o trabalho manual desaparecerá, todavia, o contador continuará sendo necessário para a saúde e para o bom desenvolvimento de toda e qualquer atividade empresarial.

Tivemos também a entrega de carteiras às mais novas Contadoras do Estado.

Para fechar o evento com chave de ouro, o CRCAC, contando com o apoio de alguns parceiros, promoveu o IV Churrasco Contadores Unidos. O evento foi realizado no dia 22 de setembro no Hotel Terra Verde.

Durante a tarde de lazer e confraternização, foram feitas homenagens ao então Presidente da ASCONTACRE, Contador Mateus Nascimento Calegari, que encerra sua gestão ao fim deste ano.

A primeira homenagem partiu do Presidente do CRCAC e também Vice-Presidente da ASCONTACRE, Tiago Rosella Dell Agnolo, que entregou uma placa ao homenageado Mateus Calegari.

A segunda homenagem, por sua vez, ficou a cargo da parceira Domínio Sistemas que também presenteou o Presidente da ASCONTACRE com mais uma placa de homenagem.

Por fim, foram entregues alguns brindes, também pela parceira Domínio Sistemas, a alguns sorteados.