Vice-presidente de Administração do CRCAC participa de audiência pública na Câmara Municipal de Rio Branco (CMRB)

O Vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC), José Maurício Prado, participou, na sexta-feira, (15), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Rio Branco (CMRB). Por sugestão do vereador Rodrigo Forneck (PT), a assembleia debateu a situação da previdência no Executivo e Legislativo.

Estiveram presentes na audição os vereadores: Artemio Costa, Lene Petecão, João Marcos, Mamed Dankar e o ex-vereador Raimundo Vaz. A audiência contou também, com a participação de sindicalistas, servidores públicos e de membros do Instituto Previdenciário de Rio Branco (RBPREV), que sanaram dúvidas e esclareceram o funcionamento das contas públicas.

Para a presidente do RBPREV, Raquel de Araújo, a capital se encontra em uma situação estável, já que desde 2013 têm sido realizadas, anualmente, avaliações da situação financeira de futuro. “A alíquota complementar de financiamento, aprovada ainda pelo ex-prefeito Marcus Alexandre, estabelece um plano de equilíbrio atuarial”, esclareceu.

Ao decorrer do debate, o vereador Forneck sugeriu que seja encaminhada, à Prefeitura de Rio Branco, uma proposta para a criação de cargos no RBPREV e que logo mais seja realizado um concurso para preencher cargos no supracitado Instituto, haja vista que este necessita de um quadro maior de trabalhadores. Opinião que foi também partilhada pela Vereadora Petecão e o ex-vereador Vaz.

Na ocasião, o Vice-presidente de Administração do CRCAC agradeceu o convite para estar presente no debate e enfatizou a importância dos contadores na administração pública, parabenizando também a presidente do RBPREV pela apresentação realizada, inteiramente, em números e a compatibilidade destes com as atividades realizadas. “A formação desses fundos é baseada nas regras contábeis e arbitrarias. Portanto, o Conselho fica a disposição para ajudar no que for necessário”, finalizou.